viernes, septiembre 18, 2015

A novidade

Selvagem? (en español Salvaje?) es el tercer álbum de estudio de la banda de rock brasileña Os Paralamas do Sucesso. Fue lanzado en el año 1986.
Después del gran éxito con la presentación de Rock in Rio en 1985 y de una gran gira por todo Brasil, la banda regresó con un disco más fuerte que el anterior.
Gilberto Gil estaba en Florianópolis cuando Herbert Vianna lo llamó y le pidió una letra para una canción que les faltaba para redondear su próximo disco (Selvagem?).
Luego Herbert le mandó por correo la grabación de la música y Gil se lo devolvió con la letra.
Cuenta Gilberto Gil sobre la letra: "Fui pro hotel e botei a fita no gravador. Depois de umas quatro passadas, saí anotando. Eram mais ou menos duas da tarde. Às três horas eu estava ligando pro estúdio já para passar a letra. Foi uma coisa assim: bum! A letra veio como um tiro certeiro, absolutamente de chofre, inteira. E de um modo surpreendente até pra mim, porque, mesmo sem tempo pra qualquer avaliação crítica no dia seguinte, resultou no que eu acho um dos meus melhores textos - pela escolha e pela maneira de tratar o assunto, pela concisão e pela elegância da construção."
El estímulo visual: "O quarto do hotel dava para o mar, e eu estava escrevendo na mesinha de frente para a janela, com a visão do mar ao fundo. Daí a idéia da sereia que vinha dar à praia."
El estímulo sonoro: "Algumas sílabas no início do cantarolar do Herbert na fita me insinuaram algo que soava como a palavra 'novidade', e eu aproveitei essa sugestão sonora. O restante veio por acaso mesmo."
Riqueza versus miséria: "O tema da desigualdade sempre fez parte do modo de inserção da minha geração na discussão dos problemas da sociedade; do nosso desejo de expressá-los. Universitário por excelência, o tema é portanto anterior e recorrente em meu trabalho. Está em Roda, em Procissão, em Barracos. Agora, em A Novidade, a imagem da sereia é que dá a partida para o tratamento da questão; a novidade é essa. Pode-se imediatamente pensar no Brasil, mas é sobre o Terceiro Mundo em geral; mais: sobre todo o 'mundo tão desigual', mesmo, de que fala o refrão."

Versión: Gilberto Gil (Brasil)

Versión: Os Paralamas do Sucesso (Brasil)

Versión: Paralamas y Titãs (Brasil)

Versión: Biquini Cavadão (Brasil)

Letra:

A novidade veio dar à praia
Na qualidade rara de sereia
Metade, o busto de uma deusa maia
Metade, um grande rabo de baleia

A novidade era o máximo
Do paradoxo estendido na areia
Alguns a desejar seus beijos de deusa
Outros a desejar seu rabo pra ceia

Ó, mundo tão desigual
Tudo é tão desigual
Ó, de um lado este carnaval
Do outro a fome total

E a novidade que seria um sonho
O milagre risonho da sereia
Virava um pesadelo tão medonho
Ali naquela praia, ali na areia

A novidade era a guerra
Entre o feliz poeta e o esfomeado
Estraçalhando uma sereia bonita
Despedaçando o sonho pra cada lado

Ó, mundo tão desigual
Tudo é tão desigual
Ó, de um lado este carnaval
Do outro a fome total

No hay comentarios: